Acompanhe suas contribuições pelo Meu INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam acompanhar suas contribuições e garantir a regularidade dos registros têm à disposição uma ferramenta prática e segura: a plataforma Meu INSS. Ela permite a consulta de extratos de contribuições tanto pelo site quanto pelo aplicativo móvel, oferecendo facilidade de acesso.

Como Consultar Extratos pelo Portal Meu INSS

O portal Meu INSS proporciona uma maneira simples de consultar os extratos de contribuição. Veja como fazer:

Acesse o Site Meu INSS:

  • Entre no endereço meu.inss.gov.br.

Login:

  • Realize o login com seu CPF e senha do portal gov.br. Se ainda não tiver uma conta, é possível criar uma rapidamente.

Selecionar a Opção Correta:

  • Após o login, selecione a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Visualização e Salvamento:

  • O extrato será exibido na tela do dispositivo, com opções para salvar ou compartilhar o documento.

Como Consultar Extratos pelo Aplicativo Meu INSS

A consulta pelo aplicativo é igualmente simples. Siga os passos abaixo:

Baixe o Aplicativo Meu INSS:

  • O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e Apple App Store.

Login:

  • Faça o login utilizando seu CPF e senha do portal gov.br.

Acessar Extratos:

  • No menu principal, selecione a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Visualização e Salvamento:

  • O extrato será exibido, com opções para salvar ou compartilhar o documento.

Tipos de Extratos Disponíveis

O extrato de contribuição é o documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Existem três tipos de extratos:

Relações Previdenciárias:

  • Informações dos períodos trabalhados ou contribuídos.

Relações Previdenciárias e Remunerações:

  • Informações dos períodos trabalhados ou contribuídos e os valores das remunerações.

Ano Civil:

  • Informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019.

Correção de Divergências

Caso identifique alguma divergência nos registros, o segurado pode solicitar a correção de duas maneiras:

Portal ou Aplicativo Meu INSS:

  • Acesse a opção para correção e siga as instruções para enviar a solicitação.

Central de Atendimento 135:

  • Ligue para a central e informe sobre a divergência encontrada. A central está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Importância da Verificação Regular

A verificação regular dos extratos é essencial para assegurar que todas as contribuições estejam corretas e atualizadas. Isso garante os direitos junto ao INSS e evita surpresas desagradáveis no futuro. Manter seus registros previdenciários em dia é fundamental para um planejamento financeiro seguro e para garantir benefícios previdenciários quando necessário.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.