Aplicativo Meu INSS permite gerenciar procuradores online

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma nova funcionalidade em seu aplicativo, Meu INSS, permitindo que segurados e beneficiários gerenciem procuradores legais de maneira eficiente e descomplicada. Com essa atualização, usuários podem agora nomear ou excluir procuradores diretamente pela internet, eliminando a necessidade de enfrentar procedimentos burocráticos e deslocamentos.

Para adicionar um procurador, os usuários do INSS devem acessar o aplicativo ou o site, fazer login e procurar pela opção “procurador”. O sistema então fornece instruções detalhadas sobre como proceder e quais documentos são necessários, incluindo a procuração e o Termo de Responsabilidade.

Existem dois tipos de procuração: particular e pública. A particular pode ser criada no próprio site do INSS e não exige autenticação das assinaturas, desde que estas correspondam com as dos documentos de identidade do segurado e do procurador. A procuração pública, necessária para pessoas incapazes de assinar devido a condições como analfabetismo ou deficiências visuais ou físicas, deve ser elaborada em cartório.

A funcionalidade também é crucial em situações específicas como doenças contagiosas, incapacidade de movimento, viagens longas ou idade superior a 80 anos. Em tais casos, o registro de um procurador se torna essencial.

Além disso, o aplicativo simplifica a exclusão de procuradores, assegurando que o acesso seja revogado quando não mais necessário. É recomendável que após a remoção de um procurador, a senha do Meu INSS seja alterada para garantir a segurança das informações do beneficiário.

Este avanço no aplicativo Meu INSS visa melhorar significativamente o acesso e a administração dos serviços oferecidos pelo INSS, aumentando a segurança e a acessibilidade para todos os usuários.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

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 Para usar o Meu INSS, você deve ter uma conta ativa no gov.br

Com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.