Categoria BenefíciosINSS

Aposentados podem continuar trabalhando após aposentadoria do INSS?

A aposentadoria é um direito de todo trabalhador brasileiro que cumpre os requisitos legais. No entanto, muitos aposentados se perguntam se podem continuar trabalhando após a concessão do benefício.

A resposta é sim, mas com algumas restrições.

Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é concedida aos trabalhadores que exercem atividades insalubres, perigosas ou penosas. Nesse caso, o aposentado não pode continuar trabalhando com os agentes insalubres.

Por exemplo, um médico que se aposenta por insalubridade não pode mais trabalhar em hospitais ou clínicas, pois estará exposto a agentes químicos e biológicos.

Aposentadoria Por Invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida aos trabalhadores que estão totalmente incapacitados para o trabalho. Nesse caso, o aposentado pode voltar a trabalhar se recuperar sua capacidade laborativa.

Relacionadas

Para isso, é preciso passar por uma perícia médica do INSS que comprove que o aposentado está apto a trabalhar.

Servidores Públicos

Os servidores públicos têm regras específicas para a aposentadoria. No geral, eles podem continuar trabalhando após a aposentadoria, mas o valor do benefício pode ser reduzido.

Contribuições Previdenciárias

Mesmo aposentado, o trabalhador que continua trabalhando deve continuar contribuindo ao INSS. Isso é obrigatório, pois as contribuições previdenciárias têm um caráter de tributo.

Revisões do Benefício

As contribuições previdenciárias feitas após a aposentadoria não podem ser aproveitadas para revisão do benefício. Essa tese, conhecida como desaposentação, foi refutada pelo STF em tema de repercussão geral.