ENEM: Dicas para planejar sua reta final de estudos

ENEM: Dicas para planejar sua reta final de estudos Sentir aquele friozinho na barriga e ficar ansioso é normal, mas é preciso manter a calma e ser produtivo.

A um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o friozinho na barriga toma conta da rotina dos estudantes. O R7 ouviu especialistas que dão dicas de como se manter produtivo para aproveitar esses últimos dias — o Enem neste ano acontece em 5 e 12 de novembro.

Marcus Oliveira, professor de geografia no Descomplica Faculdade Digital, explica que, faltando 30 dias para a prova, é normal sentir ansiedade. 

Relacionadas

“A preocupação sobre se o que estudou foi suficiente pode levar a uma vontade de recuperar o tempo perdido e se dedicar ainda mais nesta reta final. Tudo bem querer dar um gás, contanto que isso não signifique prejudicar o sono nem o bem-estar emocional”, avalia.

Segundo Oliveira, é preciso hierarquizar os conteúdos e revisar o que costuma ser cobrado com mais frequência.

“A ideia é listar o que mais caiu no exame e fazer um paralelo com o seu conhecimento. Por exemplo: em uma folha de papel, vale listar os cinco assuntos que mais apareceram na prova de matemática. Entre eles, identifique aqueles com os quais você tem mais dificuldade.”

Gabriel Matos, coordenador da Camino School, afirma que o primordial é planejar uma rotina de estudo. “Isso dará mais segurança emocional e previsibilidade para a maratona de provas.”

Para ele, é importante verificar qual é o estilo de aprendizagem de cada um e, a partir dele, programar a revisão. “Algumas pessoas têm mais capacidade de absorver informações lendo ou fazendo exercícios. Outras preferem fazer esquemas e resumos. Outras ainda assimilam o conteúdo conversando ou ensinando outras pessoas”, ressalta.