Categoria BenefíciosFGTS

FGTS pode ser verificados por trabalhadores de que forma

Você já se questionou sobre o montante guardado em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Uma pesquisa recente realizada pela Serasa e pelo Banco Pan revelou que surpreendentes quatro em cada dez trabalhadores brasileiros desconhecem o valor disponível em suas contas do FGTS.Criado pela Lei nº 5.107 em 1966, o FGTS tem como finalidade amparar os trabalhadores com carteira assinada em situações de demissão sem justa causa. Mensalmente, 8% do salário de cada colaborador é depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal, formando assim o saldo do FGTS. No entanto, muitos trabalhadores não têm conhecimento das condições para utilização desse recurso.

Para aqueles que desejam verificar seu saldo do FGTS, há diversas opções simples e acessíveis disponíveis. Por meio do Internet Banking no computador ou do aplicativo Caixa no celular ou tablet, é possível checar o saldo e até mesmo solicitar saques. Além disso, a Caixa oferece o serviço de envio de mensagens via SMS para manter os trabalhadores informados sobre os depósitos e o saldo do FGTS.

Em relação aos rendimentos do FGTS, anualmente ele rende 3% mais a taxa referencial (TR), resultando na Distribuição de Resultado do FGTS para aqueles que não fazem uso do fundo ao longo do ano.

Relacionadas

Existem diversas circunstâncias nas quais o saque do FGTS é permitido, desde demissão sem justa causa até aquisição da casa própria. Adicionalmente, novas modalidades de saque foram estabelecidas pela Medida Provisória nº 889/2019, como o Saque Aniversário e a antecipação do Saque Aniversário.

Para os interessados em utilizar o FGTS como garantia para empréstimos, o procedimento é relativamente simples. Basta optar pelo Saque Aniversário no aplicativo do FGTS e fazer a solicitação utilizando os canais de atendimento da Caixa ou serviços como o Serasa eCred.