Categoria BenefíciosINSS

INSS: Lupi tenta que mais 1.800 aprovados para técnico em concurso sejam convocados

Concurso do INSS: Lupi tenta que mais 1.800 aprovados para técnico O ministro da Previdência Social Carlos Lupi quer convocar mais 1.800 aprovados no último concurso para técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outros 1.250 candidatos classificados já foram chamados.

Lupi falou que aguarda a aprovação do governo para a convocação dos profissionais em entrevista nesta segunda-feira (dia 18) ao jornal “Correio Braziliense”. Ele afirmou que, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck, o chamamento deve acontecer no ano que vem.

— Vamos agora chamar o banco de reserva, que tem em torno de 1.800. Já me foi avisado pela ministra Esther Dweck, que me disse que vamos preparar para 2024. Em vez de fazer um novo concurso, quero aproveitar quem já está aprovado — disse.

O ministro explicou também que o número exato de candidatos convocados ainda depende de uma autorização do presidente Lula:

— Posso chamar até 1.800. Quero chegar ao máximo, não sei se vou conseguir, mas vou tentar.

Relacionadas

O certame foi anunciado no segundo semestre do ano passado, com a oferta de mil oportunidades imediatas de nível médio, mais formação de um cadastro de reserva. A seleção teve mais de um milhão de inscritos. O processo seletivo será válido até 4 de maio de 2024, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Atribuição

Os técnicos do seguro social são responsáveis por atender o público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades relacionadas a instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; e elaborar minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos, entre outras funções.

O nomeado será lotado em qualquer agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS para a qual optou concorrer.