INSS vai nomear mais 250 técnicos aprovados no último concurso Sinal verde foi dado pelo Ministério da Gestão e da inovação em Serviços Públicos. Cargo é de nível médio.
O Ministério da Gestão e da inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de mais 250 candidatos aprovados no concurso público para técnico do seguro social, do INSS. A autorização consta da Portaria 5.451, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (dia 19).
O concurso foi anunciado no segundo semestre do ano passado, com a oferta de mil oportunidades imediatas com exigência de nível médio, mais formação de um cadastro de reserva.
A seleção teve mais de um milhão de inscritos. O processo seletivo será válido até 4 de maio de 2024, podendo ser prorrogado por mais um ano.
A responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação dos novos candidatos aprovados será do INSS.
Os técnicos do seguro social são responsáveis por atender o público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades relacionadas a instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; e elaborar minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos, entre outras funções.
O nomeado será lotado em qualquer agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS para a qual optou por concorrer.
Vale lembrar que, no início de agosto deste ano, a Previdência Social divulgou sua proposta orçamentária para 2024, prevendo a necessidade de realização de um novo concurso´para melhorar o atendimento à população.
A estimativa é que seria necessário contratar 7.655 servidores da carreira do Seguro Social e 1.574 profissionais da carreira de Perito Médico Federal no ano que vem.