Meu INSS lança serviço para solicitar certidão para saque do PIS e FGTS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um novo serviço no Meu INSS para solicitar a certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS.

A nova opção está disponível para quem recebe benefícios como aposentadoria, pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para solicitar a certidão pelo Meu INSS, basta acessar o site do instituto usando sua senha do Gov.br e selecionar o serviço “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS”.

Se a certidão já estiver disponível no sistema, será possível salvar o documento no computador e já imprimir uma cópia na mesma hora. Se o documento ainda não estiver disponível, o próprio sistema fará a solicitação. Basta acompanhar o pedido pelo Meu INSS que no máximo em até sete dias a Certidão já estará liberada para impressão.

A nova opção traz mais comodidade e agilidade aos beneficiários, que agora podem solicitar a certidão de forma online, sem precisar se deslocar até uma agência do INSS.

Relacionadas

A novidade foi bem recebida por beneficiários que precisam do documento para sacar o PIS/PASEP/FGTS.

“É uma ótima notícia, pois agora fica muito mais fácil e rápido solicitar a certidão”, disse o aposentado João Silva.

“Eu preciso da certidão para sacar o meu PIS, e antes eu tinha que ir até a agência do INSS. Agora, eu consigo solicitar pelo Meu INSS e receber o documento em casa”, disse a pensionista Maria Souza.

A nova opção deve beneficiar cerca de 30 milhões de beneficiários do INSS.

O INSS estima que a medida irá reduzir o tempo de espera para a emissão da certidão de cerca de 20 dias para apenas sete dias.