O prazo para solicitar o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os moradores das áreas atingidas pelas chuvas em Petrópolis se encerra nesta sexta-feira (21). A campanha conjunta da Prefeitura de Petrópolis e da Caixa Econômica Federal já atendeu mais de 15 mil solicitações, resultando na liberação de R$ 57,7 milhões.
“Prezamos por auxiliar as famílias que sofreram com as chuvas de março deste ano a reconstruírem suas rotinas. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para garantir que todas as vistorias técnicas fossem efetuadas. Agradecemos à Caixa Econômica pela parceria e pronta liberação do saque emergencial para nossa população”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.
Para solicitar o saque, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
Caso precise ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, o trabalhador deve levar:
O secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo Werner, destacou a importância da medida: “Na época, a situação de emergência foi reconhecida pelo Governo Federal, e isso possibilitou a liberação do FGTS
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constituído pelos saldos das contas vinculadas, formadas pelos depósitos realizados pelos empregadores em nome dos trabalhadores.
Por que o FGTS foi criado?
O Fundo nasceu com o objetivo de garantir ao trabalhador uma indenização pelo tempo de serviço nos casos de demissão sem justa causa e ainda propiciar a formação de uma reserva a ser utilizada por ele, quando de sua aposentadoria, ou por seus dependentes, quando do seu falecimento.
O FGTS pretendia ser também uma fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana – o que hoje é uma realidade em todo o país.
Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente aquele de menor renda.
Como foi criado o FGTS?
O FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967. A lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, substituiu a lei nº 5.107 e, hoje, é a principal regulamentação do FGTS.