O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício esperado por muitos trabalhadores brasileiros que recebem um salário mínimo. Previsto em lei, o pagamento ocorre próximo ao mês de aniversário do beneficiário e é responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Onde Cai o Abono Salarial do PIS?
O abono salarial pode ser depositado de duas formas principais nas contas relacionadas à Caixa Econômica Federal:
- Conta CAIXA:
- Se você já é cliente da Caixa, seja com conta poupança ou conta-corrente, o PIS será depositado diretamente na sua conta.
- Conta Poupança Social Digital:
- Para facilitar o recebimento, a Caixa Econômica Federal abriu automaticamente e gratuitamente a Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores. Essa conta pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Como Sacar o PIS/PASEP?
Existem várias maneiras de sacar o PIS/PASEP, dependendo de como o benefício foi depositado:
- Saque pela Conta CAIXA:
- Se o PIS foi depositado na sua conta CAIXA, você pode sacar utilizando o cartão da conta. Também é possível movimentar o dinheiro e realizar transferências via internet banking, disponível no aplicativo da CAIXA para celular ou computador.
- Cartão Social:
- Para quem não possui conta na CAIXA, mas tem o Cartão Social (ou Cartão Cidadão), o saque pode ser realizado em lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e agências da CAIXA.
- Agências da CAIXA:
- Se você não é cliente da CAIXA e não tem o Cartão Social, o saque pode ser feito diretamente nas agências. Leve um documento original com foto para ter acesso ao benefício.
Como Consultar o PIS pelo CPF?
Você pode consultar o PIS utilizando o CPF de várias maneiras:
- App Caixa Tem e App Caixa Trabalhador:
- Ambos os aplicativos da Caixa Econômica Federal permitem a consulta do PIS. Basta se cadastrar e realizar o login com seu CPF.
- Central de Atendimento:
- Pelo telefone 0800 726 0207, o Atendimento Caixa Cidadão permite a consulta do PIS informando o CPF e outros dados solicitados.
Consultando o PIS 2024 pelo Aplicativo Caixa Tem
O aplicativo Caixa Tem é uma conta virtual gratuita da Caixa Econômica Federal. Além de ser um dos meios de depósito do PIS, permite consultar o saldo e fazer transferências. Para consultar o PIS 2024, faça login ou cadastre-se no aplicativo, e na tela inicial, selecione a opção “abono salarial”.
QUEM TEM DIREITO AO ABONO SALARIAL
Para ter direito, o trabalhador precisa:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
QUAL O VALOR DO ABONO SALARIAL
Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.