Fraudes em empréstimos consignados de aposentados pelo INSS

Uma operação conduzida pela Polícia Federal revelou um esquema criminoso que compromete a segurança das contas de aposentados e pensionistas do INSS, facilitando fraudes em empréstimos consignados. Os criminosos, parte de uma organizada quadrilha, cobram entre R$ 70 e R$ 100 para desbloquear o acesso aos fundos dessas contas de maneira ilegal e em poucos minutos.

A descoberta deste esquema ocorreu após uma corretora autônoma notificar as autoridades sobre práticas suspeitas que permitiam a manipulação do sistema gov.br para resetar senhas e acessar contas. Em um teste de verificação, usando seu próprio CPF, a corretora constatou a eficácia e rapidez com que o serviço ilegal era executado.

A gravidade do problema ficou ainda mais evidente com o caso de uma aposentada que relatou ter perdido R$ 74 mil em sete empréstimos consignados que foram realizados sem seu consentimento. Ela tomou conhecimento do golpe apenas após receber uma notificação sobre a mudança do banco de recebimento dos valores.

O delegado Carlos Eduardo Andrade, especializado em crimes previdenciários, apontou que a investigação está avançada e já identificou a participação de funcionários terceirizados do INSS e até mesmo o uso de softwares maliciosos instalados nos computadores da instituição para facilitar essas fraudes.

Por sua parte, o Ministério da Gestão e Inovação e Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, anunciaram o reforço nas medidas de segurança e um apelo aos aposentados e pensionistas para que evitem o uso de serviços de desbloqueio de empréstimos oferecidos por intermediários, alertando sobre os riscos legais associados a essas práticas.

INSS alerta segurados sobre o golpe da prova de vida online

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior distribuidor de renda do país, proporcionando cidadania e segurança financeira para mais de 39 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas, além de se preocupar na concessão e manutenção de um gigantesco contingente de benefícios, o órgão também mantém no radar o combate aos golpistas, que usam das mais variadas artimanhas para ludibriar a boa-fé dos segurados e seguradas da Previdência Social.

Os golpes são mais diversos, sendo utilizadas, na maioria das vezes, ferramentas virtuais, como mensagens de SMS, WhatsApp e telefonemas, quase sempre oferecendo vantagens e ganhos inexistentes. Um desses golpes rotineiramente aplicados é o da prova de vida online. Nele, os criminosos telefonam para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Alegam que é uma nova modalidade adotada pelo INSS.

No passo seguinte, o criminoso, que se passa por atendente do INSS, pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários. Depois, solicita o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados, gerando margem para um golpe pelo WhatsApp. De posse dos dados confirmados e a foto do documento, o criminoso terá mais facilidade para agir e executar a fraude financeira.

Gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio destaca que os golpes prejudicam os aposentados e pensionistas, que, na maioria das vezes, são induzidos pelas facilidades oferecidas pelos golpistas. “Temos uma clientela idosa. Muitos não têm habilidade com as ferramentas tecnológicas e terminam sendo presas fáceis para os criminosos”, diz.

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Ocian Florêncio recomenda que os segurados do INSS não aceitem os contatos como verdadeiros. “Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar os seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo Meu INSS. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda Florêncio.

Como não cair em golpe 

O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha. As dicas para os aposentados são as seguintes: 

1.    Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135. 

2.    Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone. 

3.    Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41; 

4.    Acessar o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação; 

5.    Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento. 

O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria.