Corpo da Notícia: Neste 24 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a liberar a primeira parcela do 13º salário para mais de 33,7 milhões de beneficiários que recebem até um salário mínimo. Esta iniciativa do governo, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visa estimular a economia brasileira ainda se recuperando dos impactos da pandemia. Os pagamentos para quem recebe mais de um salário mínimo começarão a ser efetuados a partir de 2 de maio.
A distribuição do abono anual foi antecipada através de um decreto presidencial, mantendo a prática dos últimos anos de pagar o benefício antes do segundo semestre. Os primeiros a serem beneficiados são os que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
A medida abrange diversos grupos de assistidos pelo INSS, incluindo aqueles que em 2024 receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, ou auxílio-reclusão. O pagamento do 13º será efetuado em duas parcelas, seguindo o calendário específico que varia conforme o final do NIS de cada beneficiário.
PARA QUEM RECEBE ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO
PARA QUEM RECEBE MAIS QUE 1 SALÁRIO MÍNIMO
Emitir Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
Serviço para emitir os comprovantes de pagamento dos benefícios que a pessoa recebe do INSS. O documento traz os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
Como ter acesso ao extrato?