INSS alerta para os golpes de falsas provas de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta nesta sexta-feira (dia 19) para uma nova tática de golpistas que se passam por servidores do órgão para ludibriar aposentados e pensionistas com uma suposta “prova de vida presencial”.

Segundo informações do INSS, diversas imagens que evidenciam a atuação desses criminosos – incluindo o uso de crachás falsos – chegaram ao conhecimento do instituto na última quinta-feira (dia 18). As evidências serão encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), que tomará as medidas legais necessárias, inclusive acionando a Polícia Federal para identificar os suspeitos e como obtiveram acesso aos dados dos beneficiários.

Diante dessa situação, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou a importância de não fornecer informações a supostos servidores e orientou os beneficiários a acionarem imediatamente as autoridades competentes ao se depararem com tais situações.

“Nenhuma prática que tenha como intuito prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral ficará impune. Todas as denúncias serão investigadas para que as medidas cabíveis sejam tomadas, sem exceção”, destacou Stefanutto em comunicado oficial.

O INSS também alertou para os cuidados necessários durante os atendimentos presenciais, ressaltando que estes ocorrem apenas para a comprovação de vínculo, endereço e detecção de irregularidades. Os servidores não solicitam cópias de documentos ou fotografias. Em caso de dúvida, o beneficiário deve solicitar o nome completo e a matrícula do suposto servidor e, em seguida, entrar em contato gratuitamente com a Central de Atendimento 135 para verificar a veracidade das informações.

É importante lembrar que uma portaria publicada pelo INSS no Diário Oficial da União, em março deste ano, determinou que até 31 de dezembro de 2024, não haverá bloqueio ou suspensão de benefícios por falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários. Além disso, o período para a realização da prova de vida foi alterado, começando a contar a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova de vida realizada.

Após a repercussão do anúncio, o INSS esclareceu que está realizando busca ativa dos beneficiários e que não é necessário que aposentados e pensionistas se desloquem às agências bancárias ou às unidades do INSS, reforçando o compromisso do órgão em proteger seus segurados contra fraudes e golpes.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior distribuidor de renda do país, proporcionando cidadania e segurança financeira para mais de 39 milhões de brasileiros e brasileiras. Mas, além de se preocupar na concessão e manutenção de um gigantesco contingente de benefícios, o órgão também mantém no radar o combate aos golpistas, que usam das mais variadas artimanhas para ludibriar a boa-fé dos segurados e seguradas da Previdência Social.

Os golpes são mais diversos, sendo utilizadas, na maioria das vezes, ferramentas virtuais, como mensagens de SMS, WhatsApp e telefonemas, quase sempre oferecendo vantagens e ganhos inexistentes. Um desses golpes rotineiramente aplicados é o da prova de vida online. Nele, os criminosos telefonam para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Alegam que é uma nova modalidade adotada pelo INSS.

No passo seguinte, o criminoso, que se passa por atendente do INSS, pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários. Depois, solicita o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados, gerando margem para um golpe pelo WhatsApp. De posse dos dados confirmados e a foto do documento, o criminoso terá mais facilidade para agir e executar a fraude financeira.

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Gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio destaca que os golpes prejudicam os aposentados e pensionistas, que, na maioria das vezes, são induzidos pelas facilidades oferecidas pelos golpistas. “Temos uma clientela idosa. Muitos não têm habilidade com as ferramentas tecnológicas e terminam sendo presas fáceis para os criminosos”, diz.

Ocian Florêncio recomenda que os segurados do INSS não aceitem os contatos como verdadeiros. “Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar os seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo Meu INSS. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda Florêncio.

Como não cair em golpe 

O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha. As dicas para os aposentados são as seguintes: 

1.    Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135. 

2.    Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone. 

3.    Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41; 

4.    Acessar o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação; 

5.    Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento. 

O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria.