INSS: Entenda como funciona o Auxílio-reclusão

INSS: Entenda como funciona o Auxílio-reclusão Ao contrário do que circula em ‘correntes de aplicativo’, apenas dependentes do segurado encarcerado podem receber o benefício, que tem o valor máximo fixo de um salário mínimo.

irculam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens que todas as pessoas que cumprem pena e seus familiares recebem auxílio-reclusão, o que não é verdade. O benefício é pago apenas aos dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que seja de baixa renda e que esteja cumprindo prisão em regime fechado. Os dependentes de preso em regime semiaberto também poderão receber o auxílio-reclusão, desde que a prisão tenha ocorrido até 17/01/2019.

O benefício tem o valor máximo fixo de um salário-mínimo e é pago apenas ao dependentes do preso, enquanto o segurado estiver recolhido à prisão. A partir do momento em que ele volta para a liberdade, o benefício é encerrado. O objetivo é garantir suporte na estabilidade econômica da família durante o tempo de recolhimento do trabalhador.

Periodicamente, é necessária a apresentação da Declaração de Cárcere para confirmar se o segurado continua preso e assim, garantir a manutenção do pagamento do auxílio.

O que é preciso para ter direito

O segurado precisa ter contribuído com o INSS nos últimos 24 meses (pelo menos) e ser considerado de baixa renda.

Além disso, não pode estar recebendo remuneração ou algum dos seguintes benefícios do INSS: benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, salário-maternidade, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.

Quem tem direito ao auxílio

Assim como a pensão por morte, o auxílio-reclusão é pago aos familiares que dependem economicamente do segurado que foi recolhido à prisão.São considerados dependentes:

Companheiro ou companheira

Cônjuge

Filhos menores de 21 anos ou filhos inválidos ou com deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave

Pais do segurado

Irmãos do segurado, menores de 21 anos ou irmãos inválidos ou com deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave

Relacionadas


Como requerer

O pedido deve ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS

Clique no botão “Novo Pedido”

Digite o nome do benefício auxílio-reclusão

Na lista, clique no nome do serviço/benefício

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções


Documentos necessários

Documentos de identificação do segurado e dos dependentes, como CPF

Certidão judicial

Procuração com documentos do procurador, no caso de representante

Documentos que comprovem o tempo de contribuição, quando solicitado

Documentos de comprovação dos dependentes