INSS cria novo método Atestmed para solicitações de Auxílio pelo Telefone

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora têm à disposição uma nova forma de solicitar benefícios por incapacidade temporária, simplificando consideravelmente o processo. Através da central de atendimento 135, é possível utilizar o sistema Atestmed para realizar a análise documental de laudos médicos, eliminando a necessidade imediata de uma perícia presencial.

Simplificação do Processo de Solicitação

Com a nova metodologia, o processo para requerer o benefício se torna mais ágil. Após uma chamada inicial para o call center do INSS, o segurado tem até cinco dias úteis para submeter a documentação necessária, seja pessoalmente em uma Agência da Previdência Social (APS) ou digitalmente através do aplicativo ou site Meu INSS. O processo só é considerado completo após a entrega de todos os documentos requeridos. Caso não seja possível completar essa etapa dentro do prazo, o pedido é cancelado, mas o segurado pode fazer um novo requerimento quando estiver pronto.

Documentos Necessários

Para prosseguir com o pedido, os segurados devem apresentar os seguintes documentos:

  • Atestado médico ou odontológico;
  • Documento oficial com foto.

Estes documentos precisam estar legíveis e sem rasuras, contendo informações cruciais como:

Relacionadas
  • Nome completo do paciente;
  • Data de emissão dos documentos, que não deve ultrapassar 90 dias da data de entrada do requerimento;
  • Diagnóstico detalhado ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura do profissional de saúde, que pode ser eletrônica, desde que siga os padrões legais;
  • Identificação do profissional com nome e registro no respectivo Conselho de Classe ou no Ministério da Saúde;
  • Data de início do repouso ou afastamento das atividades habituais;
  • Prazo estimado do afastamento, preferencialmente em dias.

Vantagens do Novo Sistema

A implementação do Atestmed é um avanço significativo nos serviços prestados pelo INSS, oferecendo uma maneira mais rápida e menos burocrática de acessar benefícios, o que é particularmente vantajoso durante a pandemia, que exige a minimização do contato físico. Este sistema não só melhora a eficiência do INSS, mas também assegura que os segurados recebam seus benefícios de maneira mais ágil e segura, preservando a alta qualidade do serviço oferecido.

Sobre o Atestmed

Segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica. Não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.

Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental.