INSS: Idosos com mais de 65 anos de e pessoas com deficiência podem ter direito ao BPC

INSS: Idosos com mais de 65 anos de e pessoas com deficiência podem ter direito ao BPC Renda por pessoa do grupo familiar tem que ser igual ou menor que 1/4 do salário mínimo para receber o benefício.

Idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é a garantia de um auxílio de um salário mínimo por mês. No caso de pessoas com deficiência, a condição tem que ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. O beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que deve ser feito antes de solicitar o benefício. Não é necessário ter contribuído ao INSS para requerer o benefício. As pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no instituto.

Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também têm direito ao BPC. Solicitar o benefício é simples. O cidadão ou seu representante legal pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo fazer a inscrição e depois buscar atendimento nas Agências da Previdência Social, ou nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135, pelo site do INSS ou aplicativo Meu INSS.

Relacionadas

Para fazer o requerimento, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. E não precisa ser original, são aceitas cópias simples dos documentos. Isso vale não só para o requerente, mas também para o representante legal e as outras pessoas da família.

Não se esqueça: assim como o requerente, todas as pessoas da família devem estar inscritas no Cadastro Único e ter CPF, inclusive crianças e adolescentes.

Lembre-se de manter os dados de cadastro atualizados para evitar problemas no benefício.