Pagamento antecipado do 13º salário pelo INSS começa para beneficiários que recebem acima do salário mínimo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta quinta-feira (2) o pagamento antecipado do 13º salário para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A primeira parcela do benefício será distribuída até o próximo dia 8, seguindo a sequência do último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.

Esse pagamento antecipado também inclui quem recebe um salário mínimo, cujos pagamentos começaram no último dia 24 de abril e seguirão até o mesmo dia 8 de maio. Até a próxima semana, mais de 33,6 milhões de segurados terão recebido essa primeira parcela, envolvendo tanto os que ganham o mínimo quanto os que têm benefícios superiores.

Os beneficiários podem consultar os detalhes dos valores e das datas de pagamento através do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou pelo site gov.br/meuinss. Para aqueles sem acesso à internet, a consulta pode ser realizada pelo telefone 135, onde é necessário fornecer o CPF e confirmar alguns dados pessoais para obter as informações. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Este é o quinto ano consecutivo em que o INSS realiza a antecipação do 13º salário, uma medida que foi adotada inicialmente em 2020 e 2021 devido às complicações econômicas trazidas pela pandemia de covid-19. Nos anos subsequentes, a antecipação continuou, com as parcelas sendo pagas nos meses de maio e junho.

De acordo com o Ministério da Previdência, a antecipação do décimo terceiro está programada para injetar R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. Deste total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, cujo pagamento ocorre entre o final de abril e o início de maio, enquanto a segunda parcela será paga no final de maio e início de junho.

Relacionadas

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor do 13º salário nesta primeira parcela, com exceção daqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, cujo valor será proporcional. O Ministério também clarifica que beneficiários por incapacidade temporária têm direito a um montante ajustado segundo a duração do benefício. Contudo, segurados que recebem auxílios assistenciais, como o Bolsa Família, não são elegíveis para o 13º salário.

Para quem recebe mais de um salário mínimo

1ª parcela paga em maio 2ª parcela paga em junho


Finais 1 e 6 2/5 3/6
Finais 2 e 7 3/5 4/6
Finais 3 e 8 6/5 5/6
Finais 4 e 9 7/5 6/6
Finais 5 e 0 8/5 7/6