Categoria BenefíciosINSS

Redução no tempo de espera por benefícios do INSS

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que a meta para este ano é diminuir o tempo de espera na fila para a obtenção de benefícios do INSS para uma média de 30 dias. Atualmente, os pedidos assistenciais ou previdenciários levam em média 49 dias para serem analisados.

Lupi explicou que mensalmente chegam entre 900 mil e 1 milhão de novos pedidos, o que torna desafiador alcançar uma média de espera de apenas 30 dias.

“Meu objetivo para 2024 é alcançar um tempo de espera de 30 dias para a conclusão do benefício. Isso significa que o processo seja finalizado no mesmo mês em que é feito o requerimento”, afirmou o ministro durante o curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS.

No entanto, Lupi destacou que a fila do INSS nunca será completamente eliminada, pois é necessário tempo para uma análise minuciosa da documentação dos beneficiários.

Relacionadas

O censo de 2022 revelou um envelhecimento da população brasileira, com um aumento de 57,4% na população com 65 anos ou mais em pouco mais de uma década.

Ao assumir o ministério em janeiro de 2023, Lupi prometeu acabar com as filas do INSS. No entanto, em agosto, ele recuou diante do grande volume de novos pedidos de benefícios, afirmando que a fila nunca seria completamente zerada.

“O desafio é reduzir a fila, que chegou a mais de 1,8 milhão, ao mesmo tempo em que lidamos com o fluxo diário e mensal de novos pedidos. A fila nunca será zerada, mas esperamos reduzir o prazo médio de concessão para 45 dias até dezembro”, disse Lupi na época.

Após a redução do tempo de espera na fila, o próximo passo será a “humanização” do atendimento do INSS, conforme destacou o ministro.