Categoria BenefíciosFGTS

Valores do FGTS podem ser consultados por trabalhadores

Um estudo conduzido pela Serasa em parceria com o Banco Pan em 2022 trouxe à tona uma realidade surpreendente: quatro em cada dez trabalhadores brasileiros não têm conhecimento do saldo disponível em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mais alarmante ainda, 16% nem sequer sabem que é possível verificar o saldo junto à Caixa Econômica Federal.

Apesar de 92% dos trabalhadores declararem estar cientes da existência do FGTS, 33% desconhecem em que condições podem utilizar o dinheiro desse fundo. Isso ressalta a urgência de fornecer mais informações sobre esse benefício fundamental para os trabalhadores do país.

Mas afinal, o que é o saldo do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi estabelecido pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, com o propósito de proteger os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. O mecanismo é simples: mensalmente, 8% do salário do trabalhador é depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.

Esse montante acumulado constitui o saldo do FGTS, que pode ser utilizado em circunstâncias específicas, como aquisição da casa própria, demissão sem justa causa, doenças graves, entre outras. Recentemente, uma nova alternativa foi introduzida: o FGTS pode ser usado como garantia para empréstimos pessoais.

Como verificar o saldo do FGTS?

A verificação do saldo do FGTS pode ser realizada de forma rápida e simples pela internet, por meio do Internet Banking no computador ou pelo aplicativo da Caixa no celular ou tablet. Ademais, é possível cadastrar o número do celular para receber mensagens via SMS sobre a regularidade dos depósitos e o saldo do FGTS.

Relacionadas

O FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR), e os valores são distribuídos anualmente aos cotistas. Em 2022, por exemplo, R$ 13,2 bilhões de lucro foram distribuídos entre os cotistas.

Quando e como sacar o FGTS?

Existem diversas situações em que o saque imediato do FGTS é permitido, como demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado, aposentadoria, entre outras.

Além disso, o FGTS pode ser utilizado como garantia para empréstimos pessoais, uma modalidade de crédito que tem ganhado popularidade recentemente.

Se você tem interesse em solicitar um empréstimo utilizando o FGTS como garantia, o primeiro passo é optar pelo Saque Aniversário pelo aplicativo do FGTS ou site da Caixa. Em seguida, é possível fazer a solicitação por meio dos canais de atendimento da Caixa ou do Serasa eCred, serviço de crédito que pesquisa ofertas de empréstimo com base no perfil financeiro do cliente.

Não deixe de verificar o seu saldo do FGTS e explorar todas as oportunidades que esse benefício pode proporcionar!