Dicas de especialistas para evitar erros na declaração do Imposto de Renda

O processo de declaração do Imposto de Renda é um momento decisivo que pode levar à famosa malha fina se não for feito corretamente, acarretando multas e outros problemas para o contribuinte. Professores e especialistas em contabilidade destacam os principais erros cometidos e oferecem orientações valiosas para uma declaração eficaz.

De acordo com Eduardo Rodrigues, professor da Universidade Federal do Ceará, a omissão de rendimentos, como salários e aluguéis, e a declaração incorreta de dependentes são falhas frequentes que podem trazer grandes dores de cabeça. Outro ponto de atenção é a confusão entre rendimentos isentos e tributáveis, além de erros no registro de bens adquiridos.

Ahiram Cardoso, professora da Unime, alerta para a importância de documentar corretamente despesas médicas, garantindo que todos os recibos e notas fiscais estejam nomeados corretamente para evitar questionamentos futuros.

Para prevenir esses problemas, Rodrigues aconselha manter toda a documentação organizada, iniciar o processo de declaração cedo e revisar cuidadosamente todas as informações antes do envio. Ele também sugere que os contribuintes utilizem os recursos da Receita Federal e busquem apoio em Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs), serviços especialmente úteis para pessoas de baixa renda e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio de 2024 para enviar suas declarações, tempo suficiente para se organizarem e evitarem problemas com o fisco.

Declarar meu imposto de renda (DIRPF)

Relacionadas

Preencha e envie a sua declaração de imposto de renda. O serviço permite fazer a Declaração de Ajuste Anual, a Declaração de Espólio (referente a pessoa falecida) ou a Declaração de Saída Definitiva do País (para quem está se mudando para o exterior), e enviar à Receita Federal.

Prazo:
O prazo para entregar a declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) de 2024 é o último dia útil do mês de maio.

Se você é um contribuinte obrigado por lei a entregar a declaração, mas enviar após o prazo, será cobrada Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

Acesse o sistema ou baixe o programa, preencha as informações que devem ser declaradas e envie à Receita Federal.

A declaração online e por app para celulares e tablets possui algumas limitações. Clique aqui para saber quais são. Se não for possível fazer a declaração por um destes canais, baixe o programa e instale no seu computador.