O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou uma medida que trará alívio financeiro significativo para aposentados e pensionistas do INSS. A partir da próxima semana, as taxas de juros para empréstimos consignados serão reduzidas para 1,68% ao mês, e os juros do cartão de crédito consignado cairão para 2,49% ao mês.
Decisão Econômica Estratégica A decisão acompanha a recente redução da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente se encontra em 10,75% ao ano. Esta redução é um esforço do Ministério da Previdência para diminuir o encargo financeiro sobre os aposentados e pensionistas, permitindo-lhes um maior alívio em suas despesas mensais.
Evolução das Taxas de Juros A trajetória das taxas de juros dos empréstimos consignados tem visto várias reduções desde março de 2023, quando diminuíram de 2,14% para 1,70% ao mês. Após uma resposta inicial adversa dos bancos, que suspenderam temporariamente a oferta de novos consignados, as taxas foram ajustadas para 1,97% antes de sucessivas reduções.
Resistência do Setor Bancário Durante a deliberação do CNPS, o setor bancário expressou sua oposição às novas taxas, porém, a maioria governamental no Conselho garantiu a aprovação da redução desejada.
Impacto Positivo nos Beneficiários Além dos aposentados e pensionistas do INSS, idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, que são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), também serão favorecidos pelas novas condições. Este ajuste é visto como um passo importante para proporcionar uma maior facilidade financeira a esses grupos, especialmente durante um período de incertezas econômicas.
Emitir Extrato de Empréstimo Consignado
Serviço para emitir o documento que informa os empréstimos realizados que geram desconto no benefício do INSS.
Nele também são informados os valores das parcelas, o prazo e a margem disponível para realizar novos empréstimos.
Atenção! É possível obter o contrato de empréstimos consignados realizados em bancos parceiros, a partir de 10/2021.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
Pedir o serviço
Importante! O documento será gerado automaticamente.