Categoria BenefíciosINSS

Tipos de aposentadorias no Brasil através do INSS

A aposentadoria é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que contribuíram para a Previdência Social durante um período de tempo determinado. No Brasil, existem quatro tipos de aposentadorias: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e especial.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é o tipo de aposentadoria mais comum no Brasil. Ela é concedida ao trabalhador que atinge uma idade mínima e cumpre um período de carência de 180 meses (15 anos).

A idade mínima varia de acordo com o sexo:

65 anos para homens;
60 anos para mulheres.
O trabalhador que exerceu atividade rural pode se aposentar com 5 anos a menos de idade, ou seja, 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é concedida ao trabalhador que contribuiu para a Previdência Social durante um período de tempo determinado, independentemente da idade.

O tempo de contribuição mínimo varia de acordo com o sexo:

35 anos para homens;
30 anos para mulheres.
Os professores do ensino infantil, fundamental e médio têm uma redução no tempo de contribuição mínimo:

30 anos para homens;
25 anos para mulheres.
Aposentadoria por invalidez

Relacionadas

A aposentadoria por invalidez é concedida ao trabalhador que está incapacitado para o trabalho de forma permanente e total.

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve cumprir um período de carência de 12 meses.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é concedida ao trabalhador que exerceu atividade insalubre ou perigosa durante um período de tempo determinado.

O tempo de contribuição mínimo varia de acordo com o grau de insalubridade ou periculosidade:

25 anos para agentes insalubres de grau máximo ou perigosos;
20 anos para agentes insalubres de grau médio;
15 anos para agentes insalubres de grau mínimo.
Como escolher a melhor aposentadoria

A escolha do melhor tipo de aposentadoria depende de uma série de fatores, como a idade, o tempo de contribuição e o tipo de atividade exercida.

Se você está próximo da idade mínima para a aposentadoria por idade, essa pode ser a melhor opção para você. No entanto, se você já tem um tempo de contribuição significativo, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser mais vantajosa.

Se você exerce atividade insalubre ou perigosa, a aposentadoria especial pode ser a melhor opção para você. No entanto, é importante saber que essa aposentadoria exige um tempo de contribuição maior do que os outros tipos de aposentadoria.