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INSS e Defensoria Pública do Amapá buscam melhorar atendimento

No último dia 22, representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Defensoria Pública do Estado (DPE) do Amapá se reuniram para discutir e planejar a implementação de ações estratégicas, visando aprimorar e ampliar o atendimento à população. O encontro, realizado com o apoio da prefeitura do município, contou com a participação da gerente-executiva do INSS em Macapá, Ana Isabel Romano Gibson Silva, do defensor-geral do Amapá, José Rodrigues dos Santos Neto, da deputada federal Goreth Almeida e do defensor público do município de Mazagão, Ricardo Oliveira.

Durante a reunião, foram discutidos pontos cruciais para fortalecer a colaboração entre as duas instituições, com destaque para a proposta de celebração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O defensor-geral recebeu formalmente o ofício referente a essa proposta, e sinalizou uma resposta positiva, indicando a expectativa de avanços significativos na prestação de serviços à sociedade.

Outro ponto relevante foi o convite para que o INSS participe das ações itinerantes promovidas pela Defensoria Pública Estadual, que tem como objetivo levar os serviços das instituições a diferentes bairros de Macapá. Essa iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade aos serviços oferecidos pelas entidades parceiras, reforçando o compromisso com a cidadania e promovendo uma presença mais efetiva nos diversos segmentos da sociedade.

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A reunião destacou a importância do diálogo e da colaboração entre órgãos públicos para proporcionar um atendimento de qualidade e estabelecer parcerias que resultem em benefícios diretos para a população. O fortalecimento dessas relações contribui para uma atuação mais eficiente e integrada em prol do cidadão.

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) é um passo significativo nesse sentido. Esse instrumento formal estabelece parcerias entre o INSS e outras entidades, como prefeituras, sindicatos, entre outros. Essa colaboração visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da instituição, proporcionando atendimento local e eliminando a necessidade de deslocamentos para outros municípios. O ACT define as responsabilidades de cada parte, estabelece diretrizes para a execução de atividades e contribui para a eficiência na prestação de serviços previdenciários. A formalização desse acordo evidencia o compromisso em conjunto para melhorar a assistência à população.