Categoria Benefícios

Saiba como recuperar o dinheiro esquecido

Com a chegada do ano novo, além das despesas típicas, há uma oportunidade de aumentar sua renda. De acordo com dados recentes do Banco Central, mais de R$ 7,5 bilhões estão retidos em contas inativas de bancos e outras instituições, aguardando para serem resgatados através da plataforma Valores a Receber.

Desse total, aproximadamente R$ 6 bilhões estão associados a mais de 40 milhões de brasileiros, enquanto o restante pertence a empresas.

A plataforma Valores a Receber não apenas permite a consulta de valores em contas inativas, mas também facilita a verificação de valores de pessoas falecidas, acessíveis a herdeiros, testamenteiros, inventariantes ou representantes legais. Basta informar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida para realizar essa consulta.

Para descobrir se você tem dinheiro esquecido em alguma dessas contas, acesse a página Valores a Receber no site do Banco Central. Lá, você pode solicitar o resgate dos valores seguindo um processo simples:

Relacionadas

Passos para Consultar o Dinheiro Esquecido:

Clique em “Consulte valores a receber”;
Preencha os campos com seus dados;
Clique em “Consultar” e verifique;
Se houver valores a receber, clique em “Acessar o SVR”. É necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro para entrar no SVR.
É crucial prestar atenção à data fornecida pelo Sistema de Valores a Receber, pois essa será a data de agendamento para consultar os valores e fornecer os dados necessários para a transferência. O agendamento segue a data de nascimento do solicitante ou a data de criação da empresa no caso de pessoas jurídicas.

Se você perder a data de agendamento, basta acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar um novo acesso. O sistema fornecerá uma nova data para retorno.

Além do dinheiro disponível para resgate em contas inativas, existem outras maneiras de obter uma renda extra no início do ano. Por exemplo, muitos brasileiros têm direito a reaver perdas na poupança devido aos planos econômicos dos governos Collor e Sarney. Outras oportunidades incluem resgatar o crédito de notas fiscais com CPF registrado, restituição do Imposto de Renda, resgate do PIS/Pasep e saque-aniversário do FGTS.